CARTA DE LUTHER KING À MÁRTIR ANGOLANA DEOLINDA RODRIGUES

A LIBERTAÇÃO DE ANGOLA E DE ÁFRICA NA VISÃO DO REVERENDO KING JR.

 
DADA À SUA IMPORTÂNCIA E VALOR HISTÓRICO, RETOMO E PARTILHO NESSE ESPAÇO A CARTA ESCRITA PELO REVERENDO MARTIN LUTHER KING JR À DEOLINCA RODRIGUES, MÁRTIR DA LUTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL EM ANGOLA. A MISSIVA, DATADA DA DÉCADA DE 50, FOI PUBLICADA PELO JORNAL DE ANGOLA NA SUA EDUÇÃO DE HOJE (http://jornaldeangola.sapo.ao/20/0/carta_de_martin_luther_king_a_uma_angolana_na_revolucao)
 
"Senhorita Deolinda Rodrigues
Muito lhe agradeço pela sua muito amável carta, de data recente. Li cada linha que me escreveu com grande interesse. É realmente encorajador saber do seu interesse na libertação do povo do seu país. Estou bastante contente em receber informação em primeira-mão sobre a situação em Angola. Tive notícias a partir de outras pessoas que vivem fora do país, mas não há nada melhor do que receber notícia em primeira-mão.
Parece que os portugueses são as pessoas mais lentas a largar mão das suas possessões em territórios estrangeiros. É lamentável que lhes falte a visão para se aperceberem do que está traçado para esses territórios. É sempre trágico ver um indivíduo ou uma nação tentando impedir ou parar uma irresistível onda.

Criar uma liderança

Não sei se posso dar-lhe alguma sugestão concreta sobre o que fazer na vossa particular situação, pois muitas vezes é necessário ver com os próprios olhos antes de poder dar uma resposta definitiva. Direi, contudo, que o primeiro passo para corrigir a situação é criar uma verdadeira liderança no seu País. Alguma entidade ou algumas poucas entidades devem posicionar-se como símbolos do vosso movimento para a independência.
Logo que tal símbolo seja encontrado não é difícil conseguir que as pessoas o sigam e quanto mais o opressor procurar deter e derrotar esse símbolo, tanto mais ele consolidará o movimento. Seria maravilhoso regressar ao seu país com esta ideia na mente A liberdade nunca é alcançada sem sofrimento e sacrifício. Só se conquista com trabalho persistente e incansáveis esforços de pessoas dedicadas.
A senhorita Deolinda Rodrigues deve também saber que aquilo que vem acontecendo noutros países de África terá inevitavelmente repercussões no seu país. Será impossível Angola permanecer em África, sem ser afectada por aquilo que acontece na Nigéria, no Quénia e na Rodésia (referia-se à Zâmbia, então chamada Rodésia do Norte). Portanto, a vossa verdadeira esperança reside no facto de que a independência será uma realidade em toda a África, dentro dos próximos anos.
Dirijo à senhorita Deolinda Rodrigues as minhas orações e os melhores votos de bênçãos de Deus, em tudo o que estiverem a fazer. Espero que os seus estudos continuem de maneira a serem frutíferos e compensadores.
Em encomenda separada envio-lhe um exemplar do meu livro “Stride Toward Freedom”. Queira aceitá-lo como oferta minha. Espero que lhe venha a ser útil este meu humilde trabalho.
Muito sinceramente, me subscrevo
Martin Luther King, Jr."

SEMPRE,
 
ANTÓNIO KASSOMA "NGUVULU MAKATUKA"
About these ads
Esta entrada foi publicada em Notícias e política. ligação permanente.

5 respostas a CARTA DE LUTHER KING À MÁRTIR ANGOLANA DEOLINDA RODRIGUES

  1. …és que este texto reforça a minha ideia de que a nossa historia tem que ser reescrita e resgatada na sua dignidade… para em fim,… sermos nós mesmos. gracias hermano.

  2. Osvaldo lunda diz:

    Nota-se nesta resposta sabia de Luther King, de que ele não só lutava pela íbis idade de direitos nos EUA, mas estava tb atento e encorajava toda a forma de liberdade para a qual se lutava. Mais importante ainda e a ousadia de Deolinda Rodrigues que nos mostrou sapiência ao recorde a um ícone da liberdade em busca de conselhos. Bem haja.

  3. MBANDANGO diz:

    Kandandu mano! estamos atentos….

  4. Hamilton Marcos diz:

    Foi uma grande visão da camarada Deolinda Rodrigues em escrever uma carta,
    E como resposta teve esta carta com grandes ideais de Martin Luter King Jr

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s